2010-11-05

O governo faz mágica com seus números. Veja como

 

04/11/2010

O governo faz mágica com seus números. Veja como

A mágica com números que o governo Lula tem feito é a cobra comendo o próprio rabo nas finanças públicas

Amigos, vejam só a mágica com números que o governo Lula tem feito para mostrar resultados bonitos.

A análise é de Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, publicada no Estadão.

Atenção para esse trecho da análise:

“(…) manobras contábeis têm ocorrido seguidamente. O governo tem vendido créditos que tem a receber de estatais ao BNDES, que compra com recursos que vêm do próprio Tesouro Nacional.

Foi o caso da venda de créditos da Eletrobrás e, principalmente, da recente operação de capitalização da Petrobrás.

Neste último, o governo vendeu o direito de explorar o futuro petróleo do pré-sal à Petrobrás, que pagou esse direito parcialmente com recursos originários do próprio Tesouro, via BNDES.

A mágica que permite criar superávit dessa transação é que os recursos da venda são contabilizados como receita para o governo, enquanto as despesas do BNDES para a compra não o são (mesmo que financiadas com recursos do próprio Tesouro)”.

Em suma, é a cobra comendo o próprio rabo nas finanças públicas.

Ilan Goldfajn sabe do que fala. Ele não é apenas economista-chefe do Itaú Unibanco. Ex-diretor do Banco Central, colaborou com o Fundo Monetário Internacional e é professor do Departamento de Economia da PUC do Rio, onde leciona e pesquisa macroeconomia e finanças internacionais. Foi sócio da consultoria financeira Gávea Investimentos e professor da Brandeis University, em Massachusetts, Estados Unidos

Nenhum comentário: