2009-11-04

A PREGUIÇA INTELECTUAL

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Burros, presunçosos e mentirosos

É ridículo imaginar que, sem o domínio adequado do idioma, alguém pode ter acesso à alta cultura. Um dos sinais mais patentes de incultura é a propensão ou hábito de crer que a boa escrita é apenas um adorno exterior, alheio à qualidade do pensamento. Dante explicava que a gramática é a estrutura material do pensamento expresso. Se você não apreende sequer a estrutura material, como vai orientar-se nas abstrações da lógica, nas sutilezas psicológicas da retórica? (...)


Que pessoas tão obviamente mal formadas se aventurem a opinar nas grandes questões da cultura superior e ainda se atrevam a fazê-lo num tom de desprezo olímpico que até mesmo eruditos tarimbados evitam adotar exceto em casos extremos, eis aí um grave sinal de alienação, de falta de consciência da verdadeira posição que ocupam na hierarquia das capacitações intelectuais. Essa posição é muito baixa, mas ou eles não sabem disso, ou, sabendo-o e não suportando sabê-lo, buscam compensar essa constatação deprimente mediante a afetação de uma superioridade que não têm. Se fossem os únicos a fazer isso, seriam doentes de histeria. Como esse tipo de fingimento histérico se tornou endêmico na juventude falante, são apenas sinais dos tempos, índices sociológicos de uma época em que tudo se tornou burla, histrionismo, palhaçada.

Olavo de Carvalho

25 de outubro de 2009

Fonte: http://www.olavodecarvalho.org/textos/091026burros.html

Um comentário:

José de Araujo Madeiro disse...

Tia Cê,

São lamentáveis os momentos em que vivemos.

Infelizmente os primários procuram ridicularizar o conhecimento, até debochando das coisas sérias, no particular do respeito que deve ser mútuo. O conhecimento todavia tem projeção para o futuro. A humanidade progride porque vai acumulando o conhecimento sempre crescente e sempre útil para o desenvolvimento do homem.

Em política, o conhecimento flue para o cidadão. Não deste para o inculto e o inútil.

Por isso os populistas e corruptos tentam vulgarizar os feitos pelos cidadãos. Eles semeam a auto-destruição, porque procuraram nivelar tudo por baixo, enquanto humandiade, noutra direção, está sempre em crescimento.

Portanto, pensamento positivo, tenha sempre a mente limpa e esperançosa. O conhecimento é sempre úitl, acumulativo e jamais será abatido.

Att. Madeiro.