2009-08-22

CELSO AMORIM E LULA, O CHEFE DE OBAMA

O MAIS NOVO VEXAME DE CELSO AMORIM

sexta-feira, 21 de agosto de 2009 | 18:48

Por quantos vexames novos passará a política externa brasileira? Até quando Celso Amorim vai vender suas ridicularias como grandes conquistas? Lula telefonou para o presidente dos EUA, Barack Obama (quer dizer: alguém telefonou por ele), e o convidou (quer dizer, alguém o fez por ele) a participar da próxima reunião da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), que vai se realizar no dia 28 de agosto, em Bariloche. Por Pachamama!!! Sabem o que Lula reivindicou? Que os EUA dêem garantias, inclusive jurídicas, de que o acordo para o uso das bases militares da Colômbia não ultrapassará as fronteiras desse país. A Unasul não passa de uma tentativa ridícula, estimulada especialmente por Brasil e Venezuela, de criar um ambiente que, para a América do Sul,  substitua a OEA. A Colômbia acabou participando a contragosto da patacoada.
Lá vamos nós. A Venezuela de Hugo Chávez fez acordo de cooperação militar com a Rússia e com o Irã. O Brasil não quis garantia nenhuma. Recentemente, armas do Exército venezuelano foram encontradas em poder das Farc. É fato comprovado. As bazucas de origem sueca estão com o Exército colombiano. O governo Lula, acreditem, trata o achado como apenas “suposto”. E, obviamente, não disse palavra. Mas exige garantias da democracia americana.
Até Barack Obama já começou a sacar qual é a “do cara”. O presidente americano soltou uma nota dizendo que pretende uma “parceria construtiva” com o Brasil e ignorou com solenidade o convite, dizendo que se encontra com Lula na reunião do G20, nos dias 24 e 25 de setembro, em Pittsburgh (EUA).
O Brasil não confia na palavra de democracias. Só de ditaduras.
A popularidade inebria Lula. Os puxa-sacos o cegam. E ele realmente acredita que pode tudo e que tudo lhe é lícito.

Lula, o chefe de Obama…

sexta-feira, 21 de agosto de 2009 | 19:24

Ah, sim:
Nas rádios, hoje, anunciava-se: “Lula convoca Obama para reunião da Unasul”
Viram?
Lula convoca Obama assim como convoca Mercadante…
Deus do céu…

Nenhum comentário: