2009-06-27

LULA VAI TER BLOG


Blogs, Franklin Martins, liberdade, essas coisas…

sexta-feira, 26 de junho de 2009 | 19:30

(leia primeiro o post abaixo)
Franklin Martins, o todo-poderoso da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, anuncia o blog de Schopenhauer para o próximo mês. É… Sinal de que os blogs oficiais, alimentados com leite de pata, não estão dando conta do recado. Franklin tem razão: são ruins de doer. Feito por analfabetos em sentido estrito e, digamos, moral, são páginas constrangedoras do oficialismo. Acho que Franklin pode oferecer algo melhor. Se, ao menos, conseguirem fazer a Inculta se parecer mais com esplendor do que com Sepultura, já será um ganho e tanto, né?

O que quer o nosso ministro da Informação? Sem prejuízo de espalhar a versão oficial na rede com mais facilidade - numa linguagem mais amigável e direta do que a dos sites oficiais, respondendo, eventualmente, a críticas -, o objetivo é evidenciar a suposta obsolescência do que os primitivos chamam “mídia”. Eles continuam convencidos de que ela ainda é severa demais com Lula, o que é uma mentira grotesca. Ao contrário: qualquer estudioso da área poderia provar que não se tem uma imprensa, na média, tão generosa com o governo desde o governo… Geisel! Sim, o da ditadura. João Figueiredo já era da fase da Ditadura Esculhambada, livro que Elio Gaspari não escreveu. Já se sacaneava o general à vontade, especialmente a sua, como direi?, falta de refinamento social. Hoje, apontar a glossolalia de Lula é considerado preconceito de classe, sabem? É preciso reconhecer nele um intelectual de novo formato. Contra a então e ainda ditadura de Figueiredo, forçoso era ter ousadia para chegar à democracia. Agora que se tem a democracia, o desejável é agir com a cautela recomendada nas ditaduras. O amor dessa gente à liberdade sempre me comove.

Vão conseguir fazer direito? Bem, os militantes garantirão o “sucesso” do blog - será uma das tarefas. O meio, de resto, é mais barato do que a mastodôntica e ineficaz Lula News, a TV criada por FranKlin ao custo de quase R$ 700 milhões ao ano e que não consegue sair do traço. Não é por acaso. A emissora consegue ser uma síntese do charme intelectual de Tereza Cruvinel com o humor de Franklin Martins. Nesse caso, nem os militantes agüentam, né? Fosse o contrário, talvez conseguisse menos uns dois pontinhos: Tereza pode não se dar conta, mas é muito engraçada.

Franklin disse considerar a “Internet um lugar de liberdade”. Folgo em saber. Quanto mais lugares de liberdade houver, melhor, não é? Mesmo assim, sempre tomo cuidado com essa tal liberdade a depender de quem a defenda. Às vezes, é preciso perguntar o que isso quer dizer na prática, né? Façam depois uma pesquisa sobre a vida da fascinante Madame Roland - ou Marie-Jeanne Philipon, também chamada, às vezes, de “Manon-Philipon”. Mulher incomum para seu tempo, intelectual inquieta, aderiu às teses revolucionárias na França desde o primeiro momento. Era de uma impressionante integridade intelectual. No dia 8 de novembro de 1793, aos 39 anos, foi guilhotinada, na fase do Terror jacobino. A caminho da lâmina, teria dito: “Liberdade, liberdade, quantos crimes se cometem em teu nome!” - como sabem, referia-se àquela tríade famosa dos revolucionários: “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.

Como já escrevi aqui uma vez, duvido um pouco que alguém, a caminho da guilhotina, possa ter tal sangue (ops!) frio. Mas a frase é boa, não é? Atualizemos essa conversa: alguém aí acredita que os jornalistas da TV de Franklin Martins são “mais livres” do que os da Rede Globo, por exemplo? Ou ainda: alguém aí acredita que, na TV de Franklin, alguém goze da liberdade que o próprio Franklin gozava na Globo? No entanto, um dos pressupostos da TV pública é o de que é mais… livre!

Liberdade? É preciso se ver sempre com quem meios se pretende construí-la. Esse é um caso em que os meios qualificam os fins.


Por Reinaldo Azevedo

Planalto lançará blog em cerca de um mês, diz Franklin

sexta-feira, 26 de junho de 2009 | 18:18

No Estadão Online. Comento no post seguinte:


O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, informou nesta tarde que o Planalto prepara o lançamento de um blog dentro de aproximadamente um mês. Franklin disse que o objetivo do governo com a iniciativa é se comunicar com uma parcela da sociedade que se informa basicamente pela internet. O ministro não detalhou qual será o conteúdo do blog. Questionado sobre se a ferramenta publicaria perguntas da imprensa antes que fossem divulgadas as reportagens relacionadas a elas, a exemplo do blog da Petrobras, Franklin respondeu que a estatal não faz mais isso.
O ministro acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou no fim desta tarde à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) para participar do 10º Fórum Internacional de Software Livre. Em rápida entrevista, ele abordou também o projeto do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que trata de crimes com uso de meio eletrônico. Participantes do Fórum defendem que o governo vete o projeto por entender que ele fere a privacidade dos usuários da internet ao prever sua identificação.
Franklin disse ser pessoalmente contra o projeto por considerar que a internet é “um lugar de liberdade”, embora ressalte que se deve ter responsabilidade. Ele lembrou que o projeto ainda não foi aprovado. O Fórum deste ano tem como foco central a liberdade na internet. Acompanham também o presidente Lula a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB).

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário: