2009-05-12

LIBERAÇÃO DA MACONHA É POSIÇÃO DO GOVERNO?


Terça-feira, Maio 12, 2009

SEGUNDO MINC, TEMPORÃO E TARSO APÓIAM SUA OPINIÃO SOBRE AS DROGAS

Reinaldo Azevedo

Acabei de falar com Diogo Mainardi. Ele acompanhou a Marcha da Maconha da janela do seu apartamento — foi tirado da cama pelo alegre alarido. O pessoal se concentrou no Posto 9, em Ipanema, que centraliza a distribuição de drogas na praia, e caminhou em direção ao Posto 8, parando no meio do caminho, na Vieira Souto. Em frente ao prédio do Oráculo de Ipanema.

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) não se contentou em defender a descriminação das drogas só em seu próprio nome, não. Falou também pelos ministros José Gomes Temporão (aquele, da Dengue e da Saúde), Tarso Genro (da Justiça e poeta da mão cheia) e Juca Ferreira (dedicado à cultura — laboratorial — de cineastas...). Ao “dexavar” (não adianta recorrer ao Houaiss) o seu discurso, Minc deixou claro que contava também com o apoio dos ex-ministros Gilberto Gil (Cultura — não me digam!!!) e Nilmário Miranda (Direitos Humanos).

É isso aí. Como se vê e se suspeitou aqui, não se tratava da manifestação de um porra-louca em particular, não é mesmo? Trata-se mesmo de uma posição de governo. Ou Temporão desmente Minc ou está obrigado a nos dizer os efeitos benéficos da descriminação das drogas. Ou o poeta da Justiça desmente Minc ou nos diz como as drogas livres podem nos conduzir a uma nova ordem legal. Dispenso o tal Juca (quem é esse mesmo???) de demonstrar a intimidade entre droga e cultura financiada pelo estado porque se trata de uma realidade autodemonstrável.

Fico imaginando uma manifestação como essa, com esses apoios, em sólidas democracias ocidentais onde as drogas são igualmente proibidas. As oposições iriam para as cabeças. Aqui, elas se calam. Parece que todos eles, como é mesmo?, estão "se lixando" para o povo. O conjunto da obra explica por que há no país territórios tomados pela bandidagem e 50 mil homicídios por ano. Em breve, será falta de precisão falar no poder “paralelo” do narcotráfico

4 comentários:

Anônimo disse...

Como nao postou nenhum comentario, parece que voce só recebeu comentarios favoraveis a causa da liberacao da maconha no Brasil, certo?

Cara, você está por fora. Abra seus olhos para o que esta acontecendo mundo afora. O Brasil eh um pais atrasado mesmo, pois tem gente como você que apoia o crime organizado e o trafico de drogas. Se a repressao funcionasse, ja estariamos livre das drogas..

Tia Cê disse...

tem sempre um babaca acusando a gente daquilo que ele é.
a questão filosófica em questão é: por que não liberar a maconha? foi exposto acima, queira o anônimo distinto ter toda a liberdade de expor aqui seus motivos, não os clichês aos quais recorreu em seu comentário. abra os olhos você, se bem que chapadão fica meio difícil né?

Tia Cê disse...

outra coisa: EU NÃO VOU PAGAR O BOLSA DROGADO!

Anônimo disse...

mas sua cervejinha vc paga neh
hipocrita