2009-05-29

PAC NÃO EXISTE MESMO, NEM VEM.



quinta-feira, 28 de maio de 2009 16:09


Do site Contas Abertas. Volto depois:


Levantamento inédito realizado pelo Contas Abertas, com base nos relatórios estaduais divulgados pelo comitê gestor do programa, aponta que de um total de 10.914 empreendimentos distribuídos nas 27 unidades federativas do país, apenas 3% foram concluídos e 74% sequer saíram do papel nos dois primeiros anos do PAC. As informações englobam investimentos previstos pela União, empresas estatais e iniciativa privada - período 2007-2010 e pós 2010 - atualizados até dezembro de 2008.
Em relação à quantidade global de empreendimentos, o estado de São Paulo é o mais bem contemplado pelo PAC, com 1.051 projetos exclusivos do programa. Também é o estado com o maior número de obras em andamento (287) e com a maior porção de projetos concluídos em relação às demais unidades federativas (39).Apesar disso, outros 725 empreendimentos no estado mais rico do país ainda estão no papel; em fase de contratação ou contratado, licitação ou apenas no estágio de ação preparatória. O trem de alta velocidade que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, por exemplo, ainda está listado como ação preparatória, tal como outros quatro projetos para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e dois para o aeroporto internacional de Guarulhos.
Leia íntegra aqui

Comento


Quantas vezes já escrevi aqui que o PAC não existe? É da lavra deste criado de vocês a palavra “pactóide”, criada no dia do lançamento do programa. O PAC é uma impostura. Lula resolveu somar todos os investimentos POSSÍVEIS — o que não quer dizer nem mesmo PROVÁVEIS — e meter naquela tal rubrica. O truque sensacional consistiu em juntar no bolo até mesmo o que era investimento privado. Como essa gente não tem limites, fez-se uma conta que chegou a superar a fantástica marca de R$ 1 trilhão. Eis aí.

Nenhum comentário: