2009-05-26

LULA É CONTRA CPI DA PETROBRÁS




terça-feira, 26 de maio de 2009 4:43
Na Folha, sob o título:

“Lula quer excluir oposição dos cargos da CPI”:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem ao líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), que não faça nenhum acordo para ceder à oposição a presidência da CPI da Petrobras.


Segundo a Folha apurou, Lula solicitou que a presidência e a relatoria, os dois cargos mais importantes da Comissão Parlamentar de Inquérito, fiquem com aliados do Planalto no Senado. Renan concordou.Até as 19h30, ainda não havia nomes fechados. Na semana passada, Renan aventou, nos bastidores, fazer um acordo para que o senador ACM Jr. (DEM-BA) ficasse com a presidência e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ficasse com a relatoria.


O presidente não quer deixar o comando de uma CPI que considera inconveniente e com potencial explosivo nas mãos de um oposicionista. Lula e Renan se reuniram ontem na sede provisória da Presidência, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Os dois conversaram por meia hora.“O modelo que vi no Senado nesses anos todos, principalmente no governo passado, é que a maioria sempre escolhia a presidência e a relatoria [das CPIs]“, declarou o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais).


Renan se queixou do líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), atribuindo ao petista a origem de informações que davam conta de que o PMDB exigia cargos na Petrobras para controlar a CPI a serviço do governo federal.Lula prometeu que falaria com Mercadante, mas pediu a Renan que não deixasse que uma divergência pessoal dinamitar a relação entre PT e PMDB no Senado.

Nenhum comentário: